17 de jan. de 2012 Mais uma aula de dança

O boogie woogie é um estilo de blues, baseado principalmente no piano. Ele se estende de um a três pianos simultâneos, violão, instrumentos de sopro e faz uma mistura entre o blues, o country e a música gospel. A mão esquerda do pianista se concentra nas notas mais graves, fazendo uma base em compassos de 4/4 para a mão direita que desliza sobre toda extensão do piano, fazendo solos rápidos e precisos.
Enquanto o blues tradicional fala sobre tristezas e amarguras, o boogie woogie é muito mais alegre e dançante.
O boogie woogie então dominou o cenário americano até o ano de 1942. Durante esse período o estilo ganhou outros instrumentos, como a guitarra, e passou a penetrar em outros estilo, como o country. Até finalmente servir de inspiração para o jumping blues, o rhythm and blues e o rock n' roll.
Após o ano de 1942 o boogie woogie começou a perder força e a sofrer mudanças. Albert Ammons, um dos maiores pianistas do estilo, gravou a música "The Boogie Rocks" (1944) como se estivesse prevendo a evolução que o boogie woogie sofreria. Essa evolução ficaria evidente quando, cerca de dez anos depois, surgiriam os pianistas Jerry Lee Lewis e Little Richard, os mais fiéis herdeiros do estilo no terreno do rock n' roll.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

1 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional. O sincronismo entre eles e com a música é fantástico...Vale a pena ver.... Valeu a dica...abs, Allex.

 
Copyright 2012 ANTENATIVA
Carbon 12 Blogger template by Blogger Bits. Supported by Bloggermint